• WhatsApp Image 2023-03-23 at 11.11.42.jpeg

INFLUENZA AVIÁRIA: CAMPANHA PARA PREVENIR A ENTRADA DA DOENÇA NO BRASIL TEM APOIO DA PREFEITURA DE RIBEIRÃO BONITO

A Influenza Aviária é uma doença viral, causada pelo Vírus de Influenza Tipo A, que nunca ocorreu no Brasil.

Para prevenir a entrada da doença no país, a Defesa Agropecuária e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com apoio da Associação Paulista de Avicultura (APA) e da Prefeitura Municipal de Ribeirão Bonito, estão realizando uma campanha de alerta contra a Influenza Aviária.

Os cuidados devem ser tomados, principalmente, por criadores e cuidadores de aves, mas servem para qualquer pessoa que tenha contato com esses animais. A transmissão pode ocorrer por contato direto com as aves (secreções nasais, oculares e fezes de aves infectadas) ou por contato indireto (água, alimentos etc).

Algumas orientações são:

- Evite o contato direto das aves do plantel avícola com aves de vida livre;

- Utilize medidas de higiene, limpeza e desinfecção no ambiente em que as aves vivem;

- Realize o controle de pessoas e veículos que adentrem o ambiente;

- Evite o contato de pessoas estranhas com as aves de produção;

- Mantenha a biosseguridade.

No caso de criadores de aves silvestres:

- Evite que visitantes manuseiem as aves de sua criação;

- Procure manter as aves em locais protegidos;

- Lave as mãos com água e sabão antes e depois de manusear as aves;

- Higienize as instalações e equipamentos das aves.

Ribeirão Bonito na prevenção da Influenza Aviária no Brasil.

Informações: www.defesa.agricultura.sp.gov.br ou 19 99624-3468